Você já ouviu falar da torta de requeijão? Essa é uma sobremesa deliciosa, cremosa e fácil de fazer, que pode surpreender o seu paladar. A torta de requeijão é feita com uma massa simples e um recheio à base de requeijão, leite condensado, ovos e outros ingredientes que variam conforme a receita. Ela pode ser servida pura ou com frutas, geleias, caldas ou chantilly por cima.
Se você ainda não conhece essa torta, está na hora de experimentar. Neste artigo, vamos te dar 7 motivos para você se apaixonar pela torta de requeijão e aprender a fazer essa delícia em casa. Confira!
O que é a Torta de Requeijão e Por que Ela é Tão Gostosa?
A torta de requeijão é uma receita típica da culinária portuguesa, mas que também é muito popular no Brasil. Ela é conhecida por vários nomes, como torta de ricota, torta de queijo branco ou torta de queijo fresco. O requeijão usado na receita pode ser o cremoso ou o fresco, que tem uma textura mais firme e granulada.
O que faz a torta de requeijão tão gostosa é o seu contraste entre a massa crocante e o recheio cremoso e doce. O recheio tem um sabor suave e delicado, que combina bem com diversos acompanhamentos. A torta de requeijão é uma sobremesa leve e refrescante, ideal para os dias quentes ou para finalizar uma refeição.
- Veja mais de nossas receitas de sobremesas
- Participe do nosso grupo no zap e tenha acesso a receitas incríveis todos os dias
- Conheça nossa página no Facebook clicando aqui
Como Fazer a Torta de Requeijão em Casa?
Fazer a torta de requeijão em casa é muito simples e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes para a massa:
- 250 g de margarina
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- Farinha de trigo suficiente para dar ponto
E dos seguintes ingredientes para o recheio:
- 500 g de requeijão (cremoso ou fresco)
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos (separados em gemas e claras)
- 2 medidas (da lata) de leite
- 4 colheres (de sopa) rasas de amido de milho
- 2 colheres (de sopa) de açúcar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture a margarina, os ovos e o açúcar com uma colher de pau até formar um creme.
- Acrescente farinha de trigo aos poucos, até obter uma massa lisa e maleável, que não grude nas mãos.
- Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de fundo removível (25 x 5 cm) untada e enfarinhada com a massa. Reserve um pouco da massa para decorar a torta.
- No liquidificador, bata o requeijão, o leite condensado, as gemas, o leite e o amido de milho até ficar homogêneo.
- Em uma batedeira, bata as claras em neve com o açúcar até formar picos firmes.
- Misture delicadamente as claras em neve ao creme do liquidificador.
- Despeje o recheio sobre a massa na forma.
- Com a massa reservada, faça rolinhos e coloque sobre o recheio, formando um desenho.
- Polvilhe queijo parmesão ralado por cima da torta.
- Leve ao forno médio preaquecido (180 °C) por cerca de 45 minutos ou até dourar.
- Deixe a torta esfriar e leve à geladeira por algumas horas antes de desenformar e servir.
Qual é a Origem da Torta de Requeijão?
A origem da torta de requeijão é incerta, mas acredita-se que ela tenha surgido em Portugal, no século XVIII. Na época, o requeijão era um produto muito consumido pelos portugueses, que o usavam para fazer diversos pratos, como sopas, saladas, molhos e sobremesas.
Uma das receitas mais famosas era a torta de requeijão, que era feita com uma massa de farinha, manteiga e ovos, e um recheio de requeijão, açúcar, ovos e canela. A torta era assada em forno de lenha e servida polvilhada com açúcar e canela.
A torta de requeijão se tornou uma tradição na doçaria portuguesa, sendo encontrada em diversas regiões do país, com algumas variações nos ingredientes e no modo de preparo. Uma das versões mais famosas é a torta de requeijão de Évora, que leva também amêndoas moídas no recheio.
A torta de requeijão chegou ao Brasil com os imigrantes portugueses, que adaptaram a receita aos ingredientes locais. Aqui, o requeijão foi substituído pela ricota ou pelo queijo branco, que são mais fáceis de encontrar. Além disso, o leite condensado foi adicionado ao recheio, para dar mais cremosidade e doçura. A torta de requeijão se popularizou em todo o país, sendo uma das sobremesas mais apreciadas pelos brasileiros.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para a Torta de Requeijão?
A torta de requeijão é uma sobremesa versátil, que pode ser servida de diversas formas. Você pode comer a torta pura, que já é uma delícia por si só, ou incrementar com alguns acompanhamentos que vão realçar o seu sabor. Veja algumas sugestões:
- Frutas: As frutas frescas ou secas são ótimas para acompanhar a torta de requeijão, pois trazem um toque de acidez e frescor que contrastam com o doce e o cremoso do recheio. Você pode usar frutas como morango, uva, kiwi, abacaxi, manga, banana, maçã, pêssego, damasco ou figo. Você pode cortar as frutas em pedaços e colocar por cima da torta ou fazer uma salada de frutas e servir à parte.
- Geleias: As geleias também são uma boa opção para acompanhar a torta de requeijão, pois dão um brilho e uma cor à sobremesa. Você pode usar geleias de frutas vermelhas, como morango, framboesa ou amora, ou geleias cítricas, como laranja ou limão. Você pode espalhar a geleia sobre a torta ou servir em uma tigela separada.
- Caldas: As caldas são outra forma de deixar a torta de requeijão mais saborosa e bonita. Você pode fazer caldas caseiras ou usar caldas prontas, como as de chocolate, caramelo ou baunilha. Você pode regar a torta com a calda ou servir em uma molheira à parte.
- Chantilly: O chantilly é um clássico acompanhamento para as sobremesas, pois dá um toque de leveza e suavidade ao paladar. Você pode usar chantilly industrializado ou fazer o seu próprio chantilly caseiro, batendo creme de leite fresco com açúcar e baunilha até ficar firme. Você pode colocar o chantilly sobre a torta ou servir em um recipiente à parte.
Conclusão
A torta de requeijão é uma sobremesa deliciosa, cremosa e fácil de fazer, que pode surpreender o seu paladar. Ela é feita com uma massa simples e um recheio à base de requeijão, leite condensado e outros ingredientes que variam conforme a receita. Ela pode ser servida pura ou com frutas, geleias, caldas ou chantilly por cima.
Neste artigo, nós te demos 7 motivos para você experimentar a torta de requeijão e aprender a fazer essa delícia em casa. Você viu o que é a torta de requeijão e por que ela é tão gostosa, como fazer a torta de requeijão em casa, qual é a origem da torta de requeijão e quais são os melhores acompanhamentos para a torta de requeijão.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que se anime a fazer a torta de requeijão na sua cozinha. Essa é uma sobremesa que vai agradar a toda a sua família e amigos, e que vai deixar o seu dia mais doce e feliz.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus contatos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Nós adoraríamos saber o que você achou da torta de requeijão e se você tem alguma dica ou truque para melhorar a receita. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!