Você já experimentou bolo de arroz cozido? Essa é uma receita típica do nordeste brasileiro, que aproveita o arroz que sobrou do almoço ou do jantar para fazer um bolo fofinho e saboroso. O bolo de arroz cozido é uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde, e pode ser servido com manteiga, geleia, queijo ou doce de leite. Além de ser uma delícia, o bolo de arroz cozido é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Quer aprender como fazer? Então confira as nossas dicas a seguir!
Índice de Conteúdos
Introdução
O bolo de arroz cozido é uma receita que surgiu da necessidade de aproveitar o arroz que sobrava nas refeições. Ao invés de jogar fora, as pessoas criaram uma forma de transformar o arroz em um bolo simples e gostoso. Essa é uma forma de evitar o desperdício e ainda economizar no orçamento. Além disso, é muito nutritivo, pois contém carboidratos, proteínas, fibras e vitaminas.
O bolo de arroz cozido pode ser feito com qualquer tipo de arroz, seja branco, integral, parboilizado ou até mesmo temperado. O importante é que o arroz esteja cozido e macio. O bolo é uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto. Você pode acrescentar frutas secas, castanhas, coco ralado, chocolate ou outros ingredientes que você preferir.
Também pode ser feito na forma tradicional, na forma de pudim ou na forma de muffin. O resultado é sempre um bolo fofinho e úmido, que vai deixar todo mundo com água na boca.
Como fazer bolo de arroz cozido
Para fazer um bolo de arroz cozido, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
O modo de preparo é muito simples:
- No liquidificador, bata o arroz, os ovos, o leite, o óleo e o açúcar até obter uma mistura homogênea.
- Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal. Misture bem com uma colher ou um fouet.
- Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado e firme.
- Espere esfriar um pouco e desenforme. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até 3 dias.
Dicas para um bolo de arroz cozido perfeito
Para que o seu bolo de arroz cozido fique ainda mais delicioso, confira as nossas dicas:
- Use o arroz que sobrou na geladeira, pois ele já está frio e seco, o que facilita na hora de bater no liquidificador.
- Se você quiser um bolo mais leve e aerado, separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Depois, incorpore-as delicadamente à massa no final.
- Se você quiser um bolo mais úmido e cremoso, substitua parte do leite por leite condensado ou creme de leite.
- Se você quiser um bolo mais aromático e saboroso, adicione raspas de limão ou laranja, canela em pó, baunilha ou outro extrato da sua preferência.
- Se você quiser um bolo mais colorido e nutritivo, adicione cenoura ralada, beterraba cozida, espinafre ou couve ao liquidificador junto com o arroz.
- Se você quiser um bolo mais crocante e nutritivo, adicione nozes, amêndoas, castanha de caju, amendoim ou outro tipo de oleaginosa picada à massa.
- Se você quiser um bolo mais doce e irresistível, adicione chocolate em pó, chocolate picado, coco ralado, uva passa, damasco ou outro tipo de fruta seca à massa.
Dúvidas comuns sobre bolo de arroz cozido
Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer bolo de arroz cozido? Então confira as respostas para as perguntas mais frequentes:
- Posso fazer com arroz temperado? Sim, você pode fazer bolo de arroz cozido com arroz temperado, desde que o tempero não seja muito forte ou salgado. O ideal é usar arroz branco ou integral, mas se você tiver arroz com alho, cebola, cenoura ou ervilha, por exemplo, não tem problema. O sabor do bolo vai ficar diferente, mas ainda assim gostoso.
- Posso fazer sem farinha de trigo? Sim, você pode fazer bolo de arroz cozido sem farinha de trigo, substituindo-a por farinha de aveia, farinha de arroz, farinha de amêndoas ou outra farinha sem glúten. O bolo vai ficar mais denso e úmido, mas ainda assim fofinho.
- Posso fazer sem açúcar? Sim, você pode fazer bolo de arroz cozido sem açúcar, substituindo-o por adoçante culinário, mel, agave ou outro tipo de edulcorante natural. O bolo vai ficar menos doce e mais saudável, mas ainda assim saboroso.
- Posso fazer sem ovos? Sim, você pode fazer bolo de arroz cozido sem ovos, substituindo-os por bananas amassadas, maçãs raladas, purê de abóbora ou outro tipo de substituto vegano. O bolo vai ficar mais úmido e macio, mas ainda assim firme.
- Posso fazer bolo de arroz cozido na airfryer? Sim, você pode fazer bolo de arroz cozido na airfryer, seguindo o mesmo modo de preparo da receita tradicional. A diferença é que você deve usar uma forma que caiba na cesta da airfryer e untá-la bem. Depois, é só colocar a massa na forma e programar a airfryer para assar por cerca de 25 minutos a 180°C ou até que esteja dourado e firme.
- Posso congelar o bolo de arroz cozido? Sim, você pode congelar o bolo de arroz cozido por até 3 meses. Para isso, espere o bolo esfriar completamente e embrulhe-o em papel alumínio ou filme plástico. Depois, coloque-o em um saco plástico bem fechado e leve ao freezer. Para descongelar, retire o bolo do freezer e deixe-o em temperatura ambiente por algumas horas ou leve ao micro-ondas por alguns minutos.
- Posso fazer cobertura para o bolo de arroz cozido? Sim, você pode fazer cobertura para o bolo de arroz cozido do jeito que você preferir. Algumas sugestões são: brigadeiro, ganache, doce de leite, geleia, chantilly ou frutas frescas.
Conclusão
O bolo de arroz cozido é uma receita deliciosa e fácil de fazer que aproveita o arroz que sobrou na geladeira. Você pode variar os ingredientes e os sabores do seu bolo conforme o seu gosto e a sua criatividade.
O bolo de arroz cozido é perfeito para o café da manhã ou para o lanche da tarde e vai agradar toda a família. Experimente essa receita e nos conte o que achou nos comentários.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, também deixe um comentário que nós vamos ajudá-lo. Bom apetite!