Pular para o conteúdo

Papo de Anjo perfeito

Papo de Anjo perfeito

O papo de anjo é um doce feito com gemas de ovos, assadas em forminhas e banhadas em uma calda aromática. É uma receita tradicional da culinária portuguesa, que tem origem nos conventos, onde as freiras aproveitavam as gemas que sobravam do uso das claras para engomar as roupas. O nome papo de anjo vem da aparência macia e fofa dos bolinhos, que parecem a bochecha de um anjo.

Se você quer aprender a fazer essa sobremesa deliciosa e impressionar os seus convidados, confira as nossas dicas para acertar no preparo do papo de anjo. Você vai ver que é mais fácil do que parece!

A história do papo de anjo

O papo de anjo é um dos doces mais antigos da doçaria portuguesa, tendo sido criado no século XVII, em um convento de Lisboa. Na época, as freiras recebiam muitas doações de ovos, que eram usados para diversos fins, como fazer hóstias, pintar telas e engomar roupas. As gemas que sobravam eram transformadas em doces, como o papo de anjo, o quindim, o pudim e o toucinho do céu.

O papo de anjo era feito com gemas batidas com açúcar e fermento, assadas em forminhas untadas com manteiga. Depois de desenformados, os bolinhos eram mergulhados em uma calda rala de açúcar com água, aromatizada com canela, cravo ou baunilha. O resultado era um doce macio e úmido, que derretia na boca.

O papo de anjo era muito apreciado pela nobreza portuguesa e pelos visitantes estrangeiros, que se encantavam com o sabor e a textura do doce. Ele também foi levado para as colônias portuguesas na África, na Ásia e na América, onde ganhou novas versões e adaptações.

Como fazer um papo de anjo perfeito

Para fazer, você vai precisar de poucos ingredientes: gemas, açúcar, água e algum aroma da sua preferência. O segredo está no modo de preparo, que requer alguns cuidados para garantir o resultado ideal. Veja as nossas dicas:

  1. Separe as gemas das claras com cuidado, para não furar as gemas nem deixar cair nenhum pedacinho de casca. Você pode usar uma garrafa pet para sugar as gemas ou passá-las por uma peneira fina.
  2. Bata as gemas na batedeira até que elas fiquem claras e volumosas. Isso pode levar cerca de 10 minutos em velocidade média. Não bata demais, pois as gemas podem perder a consistência e ficar líquidas.
  3. Adicione uma colher (chá) de fermento em pó às gemas batidas e misture delicadamente com uma espátula ou um fouet. O fermento vai ajudar os bolinhos a crescerem e ficarem aerados.
  4. Unte bem as forminhas com manteiga ou óleo e preencha-as até a metade com a massa. Você pode usar forminhas de empada, de muffin ou de silicone. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até que os bolinhos estejam dourados e firmes ao toque.
  5. Enquanto os bolinhos assam, prepare a calda. Leve ao fogo uma panela com duas xícaras (chá) de açúcar e uma xícara (chá) de água e deixe ferver por alguns minutos até formar uma calda rala. Adicione o aroma da sua escolha: pode ser uma fava ou uma colher (chá) de extrato de baunilha, uma rama de canela, alguns cravos da índia ou raspas de limão ou de laranja. Desligue o fogo e reserve a calda.
  6. Depois que os bolinhos estiverem assados, deixe-os esfriar um pouco e desenforme-os com cuidado. Coloque-os em uma travessa ou em potinhos individuais e regue-os com a calda ainda quente. Deixe-os descansar na calda por algumas horas ou de um dia para o outro na geladeira, para que eles absorvam bem o sabor e a umidade.

As principais dúvidas

O papo de anjo é um doce simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Por isso, separamos as principais perguntas e respostas sobre essa receita. Confira:

  • Posso usar ovos caipiras para fazer? Sim, você pode usar ovos caipiras para fazer o papo de anjo, mas saiba que eles têm a gema mais escura e mais forte do que os ovos de granja, o que pode alterar a cor e o sabor do doce. Se você preferir um papo de anjo mais claro e suave, opte pelos ovos brancos.
  • Posso usar adoçante no lugar do açúcar? Não, não é recomendado usar adoçante no lugar do açúcar para fazer o papo de anjo, pois ele não vai dar a mesma textura e consistência ao doce. O açúcar é essencial para formar a calda e para dar estrutura aos bolinhos.
  • Posso congelar o papo de anjo? Sim, você pode congelar o papo de anjo já pronto, com a calda, por até três meses. Para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro ou em temperatura ambiente por algumas horas.
  • Posso fazer no micro-ondas? Sim, você pode fazer o papo de anjo no micro-ondas, mas o resultado pode não ser tão bom quanto no forno convencional. Para fazer no micro-ondas, coloque a massa em forminhas próprias para esse tipo de forno e leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de dois minutos ou até que os bolinhos estejam cozidos. A calda pode ser feita da mesma forma que no fogão.
  • Posso rechear? Sim, você pode rechear o papo de anjo com algum creme ou geleia da sua preferência. Para isso, faça um furo na parte inferior dos bolinhos com uma faca ou um saca-bolo e preencha com o recheio usando um saco de confeitar ou uma colher. Depois, banhe os bolinhos na calda normalmente.
  • Posso fazer sem fermento? Não, não é aconselhável fazer o papo de anjo sem fermento, pois ele é responsável por dar leveza e maciez aos bolinhos. Se você não tiver fermento em pó, pode substituí-lo por uma colher (chá) de bicarbonato de sódio misturado com uma colher (sopa) de vinagre branco.
  • Posso usar claras? Não, não é indicado usar claras no papo de anjo, pois elas vão deixar os bolinhos mais secos e pesados. O papo de anjo é feito apenas com gemas, que dão a textura úmida e delicada ao doce.
  • Posso fazer o papo de anjo sem batedeira? Sim, você pode fazer o papo de anjo sem batedeira, mas vai precisar ter um pouco mais de paciência e disposição. Você pode bater as gemas com um fouet ou uma colher de pau até que elas fiquem claras e volumosas. O tempo pode variar dependendo da sua força e velocidade.

Faça parte do nosso grupo no whatsapp e receba várias receitas e dicas todos os dias!

Curta o Chef de Plantão no Facebook

Conclusão

O papo de anjo é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender os seus convidados com o seu sabor e a sua textura. Com poucos ingredientes e seguindo as nossas dicas, você vai conseguir fazer um papo de anjo perfeito!

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que tenha aprendido a fazer um papo de anjo perfeito. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo que nós vamos te responder o mais rápido possível. Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares que também adoram essa sobremesa. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */