Pular para o conteúdo

Creme de Milho: 9 Motivos para você experimentar essa delícia

Creme de Milho: 9 Motivos para você experimentar essa delícia

Receita enviada por: Adriana Silva / Bayeux-PB ( Leitora do Chef de Plantão )

Quer enviar sua receita para o Chef de Plantão e ver ela aqui? No final deste artigo te ensinaremos como você pode participar e enviar suas receitas para nosso site!

O creme de milho é uma receita de origem norte-americana, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes e se adaptou ao nosso paladar. Ele é feito com milho verde, leite, manteiga, cebola e outros temperos, e pode ser enriquecido com creme de leite, queijo ou frango. O creme de milho é um prato versátil, que pode ser servido quente ou frio, como entrada, acompanhamento ou sobremesa. Além de ser muito saboroso, o creme de milho também oferece vários benefícios para a saúde. Veja alguns deles:

  • O milho é rico em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenir a constipação e reduzir o colesterol ruim.
  • O milho também contém antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que protegem a visão contra os danos causados pela luz solar e pelos dispositivos eletrônicos.
  • O milho é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia para o corpo e para o cérebro, melhorando a disposição e a concentração.
  • O milho é uma fonte de proteína vegetal, que contribui para a formação e manutenção dos músculos, dos ossos e da pele.
  • O leite é uma fonte de cálcio, que fortalece os dentes e os ossos, prevenindo a osteoporose e as cáries.
  • O leite também contém proteína animal, que complementa a proteína vegetal do milho, formando um aminoácido essencial chamado lisina.
  • A manteiga é uma fonte de gordura saturada, que em pequenas quantidades pode ser benéfica para a saúde cardiovascular, pois aumenta o colesterol bom e diminui o ruim.
  • A manteiga também contém vitamina A, que ajuda na saúde da pele, dos olhos e do sistema imunológico.
  • A cebola é uma fonte de flavonoides, que são compostos anti-inflamatórios e antibacterianos, que combatem infecções e alergias.

Como você pode ver, o creme de milho é um prato nutritivo e saudável, que pode fazer parte da sua alimentação sem culpa. Mas como preparar essa delícia? Veja a seguir algumas receitas fáceis e rápidas.

Ainda não consegue nossa página no Facebook? Clica aqui!

Como fazer creme de milho: 3 receitas simples e deliciosas

Existem várias formas de fazer creme de milho, mas todas elas seguem um passo básico: bater o milho com o leite no liquidificador. A partir daí, você pode variar os ingredientes e os temperos de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Veja algumas sugestões:

Creme de milho tradicional

Essa é a receita mais clássica e simples de creme de milho. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de milho verde escorrida (ou 2 espigas de milho cozidas)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. No liquidificador, bata o milho com o leite até obter um creme homogêneo. Reserve.
  2. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola até ficar macia.
  3. Adicione o caldo de legumes esfarelado e mexa até dissolver.
  4. Junte o creme de milho batido e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
  5. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Sirva quente ou frio, como preferir.

Essa receita rende cerca de 4 porções e pode ser servida com arroz, frango assado, carne moída ou salada.

Creme de milho com queijo

Essa é uma receita para quem gosta de um creme de milho mais encorpado e saboroso. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de milho verde escorrida (ou 2 espigas de milho cozidas)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. No liquidificador, bata o milho com 1 xícara (chá) de leite até obter um creme homogêneo. Reserve.
  2. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  3. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, formando um roux.
  4. Aos poucos, vá adicionando as 2 xícaras (chá) de leite, mexendo sempre, até obter um molho branco cremoso.
  5. Junte o creme de milho batido e misture bem.
  6. Acrescente o queijo muçarela ralado e mexa até derreter.
  7. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
  8. Sirva quente ou frio, como preferir.

Essa receita rende cerca de 6 porções e pode ser servida com pão, torradas, massas ou carnes.

Creme de milho vegano

Essa é uma receita para quem não consome produtos de origem animal, mas não abre mão de um creme de milho delicioso. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 espigas de milho cozidas
  • 2 xícaras (chá) de leite vegetal (de soja, amêndoas, aveia ou coco)
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Com uma faca afiada, retire os grãos das espigas de milho. Reserve alguns grãos inteiros para decorar.
  2. No liquidificador, bata os grãos restantes com 1 xícara (chá) de leite vegetal até obter um creme homogêneo. Reserve.
  3. Em uma panela, aqueça o óleo vegetal e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  4. Dissolva o amido de milho na outra xícara (chá) de leite vegetal e adicione na panela, mexendo bem para não empelotar.
  5. Junte o creme de milho batido e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
  6. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
  7. Sirva quente ou frio, decorado com os grãos inteiros reservados.

Essa receita rende cerca de 4 porções e pode ser servida com arroz integral, legumes assados, tofu grelhado ou salada.

As 8 dúvidas mais comuns sobre o creme de milho

  • Posso usar milho em conserva ou congelado? Sim, você pode usar milho em conserva ou congelado para fazer o creme de milho, mas lembre-se de escorrer bem o líquido antes de bater no liquidificador. O milho em conserva já vem cozido, mas o milho congelado precisa ser cozido antes de usar.
  • Posso substituir o leite por outro líquido? Sim, você pode substituir o leite por outro líquido, como água, caldo de legumes, caldo de frango ou leite vegetal. O sabor e a consistência do creme de milho podem variar um pouco, mas ainda assim ficará gostoso.
  • Posso acrescentar outros ingredientes ao creme de milho? Sim, você pode acrescentar outros ingredientes ao creme de milho, como queijo, creme de leite, frango desfiado, bacon frito, ervilhas, cenoura ralada, milho verde inteiro, etc. Use a sua criatividade e aproveite os ingredientes que você tem em casa.
  • Posso fazer o creme de milho sem manteiga? Sim, você pode fazer o creme de milho sem manteiga, usando óleo vegetal, azeite ou margarina no lugar. A manteiga dá um sabor mais rico e amanteigado ao creme de milho, mas você pode usar outro tipo de gordura se preferir.
  • Posso fazer o creme de milho sem farinha de trigo? Sim, você pode fazer o creme de milho sem farinha de trigo, usando amido de milho, fécula de batata ou araruta no lugar. Esses ingredientes também ajudam a engrossar o creme de milho e são ótimos para quem tem intolerância ao glúten.
  • Posso fazer o creme de milho no micro-ondas? Sim, você pode fazer o creme de milho no micro-ondas, seguindo os mesmos passos da receita tradicional, mas adaptando os tempos e as potências. Por exemplo, para refogar a cebola e o alho na manteiga, você pode usar um recipiente próprio para micro-ondas e cozinhar por cerca de 3 minutos em potência alta. Para cozinhar o creme de milho batido com o caldo de legumes, você pode cozinhar por cerca de 10 minutos em potência média-alta, mexendo na metade do tempo. Para acrescentar o creme de leite e os temperos, você pode cozinhar por mais 2 minutos em potência média.
  • Posso congelar o creme de milho? Sim, você pode congelar o creme de milho por até 3 meses em um recipiente fechado e etiquetado. Para descongelar, você pode deixar na geladeira por algumas horas ou aquecer direto no fogão ou no micro-ondas. O creme de milho pode perder um pouco da cremosidade depois de congelado, mas ainda assim ficará saboroso.
  • Posso reaproveitar as sobras do creme de milho? Sim, você pode reaproveitar as sobras do creme de milho para fazer outras receitas, como tortas salgadas, empadões, escondidinhos, bolinhos fritos ou assados, etc. Você também pode simplesmente reaquecer o creme de milho e servir novamente como acompanhamento.

Você também gosta de criar receitas deliciosas e saborosas? Sabia que agora você pode enviar sua receita para o Chef de Plantão e compartilhar ela através do nosso site com outras pessoas? É verdade!

Siga estes passos para enviar sua receita para o Chef de Plantão:

1º Passo: Acesse https://chefdeplantao.com/receitas , entre em nosso grupo no whatsapp e fale com um de nossos administradores

2º Passo: Envie os ingredientes, modo de preparo e uma breve história de como você criou esta receita que está enviando

3º Passo: Execute a receita e tire fotos com boa qualidade para que possamos exibi-la aqui no site

4º Passo: Só aguardar, sua receita passará por uma revisão e caso seja aprovada, será postada aqui no Chef de Plantão, com seu nome, sua cidade e caso deseje sua foto! Simples né?

Espero que essas dúvidas tenham sido esclarecidas e que você tenha gostado do artigo sobre o creme de milho. Se você tiver alguma outra dúvida ou sugestão sobre esse tema, deixe um comentário abaixo que eu vou adorar responder. E se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */