Vamos aprender Receitas Tradicionais de Outros Países?
Você gosta de experimentar novos sabores e conhecer outras culturas? Então, você vai adorar este artigo! Aqui, nós do Chef de Plantão iremos te mostrar como fazer 7 receitas tradicionais de outros países que são fáceis, deliciosas e vão te levar para uma viagem gastronômica pelo mundo.
A cozinha internacional é uma forma de aprender sobre a história, a geografia, a religião e os costumes de diferentes povos. Além disso, é uma ótima maneira de variar o cardápio do dia a dia com Receitas Tradicionais de Outros Países e surpreender a família e os amigos com pratos diferentes.
Para fazer essas receitas, você não vai precisar de ingredientes muito difíceis de encontrar ou de equipamentos especiais. Você pode usar o que tem na sua cozinha e adaptar as receitas ao seu gosto. O importante é se divertir e se deliciar com as comidas típicas de outros países e também aprender a fazer as receitas tradicionais de outros países.
Índice de Conteúdos
A Origem das Receitas Tradicionais de Outros Países
As receitas tradicionais de outros países são o resultado de séculos de trocas culturais, influências geográficas, adaptações climáticas e preferências pessoais. Cada prato tem uma história por trás, que revela um pouco da identidade e da diversidade de cada nação.
Por exemplo, você sabia que a pizza, um dos pratos mais populares do mundo,é uma das Receitas Tradicionais de Outros Países e tem origem na Itália, mas foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes italianos no século XIX? Lá, ela ganhou novas versões, como a pizza de Chicago, que tem uma massa grossa e recheio generoso.
Outro exemplo é o sushi, um dos símbolos da culinária japonesa, que na verdade surgiu na China há mais de dois mil anos. O sushi era uma forma de conservar o peixe cru em arroz fermentado. Com o tempo, ele se espalhou pelo sudeste asiático e chegou ao Japão no século VIII. Lá, ele se transformou em um prato refinado e sofisticado.
Esses são apenas alguns exemplos de como as receitas tradicionais de outros países podem ter origens surpreendentes e curiosas. Agora, vamos ver como fazer algumas delas em casa!
Como Fazer Receitas Tradicionais de Outros Países em Casa
Para fazer receitas tradicionais de outros países em casa, você vai precisar de alguns ingredientes básicos, como arroz, macarrão, carne, legumes, ovos, leite, queijo, manteiga, farinha, açúcar, sal, pimenta e óleo. Além disso, você vai precisar de alguns temperos e molhos que dão o toque especial a cada prato.
Você pode encontrar esses temperos e molhos em lojas especializadas ou em mercados internacionais. Mas se você não tiver acesso a eles, não se preocupe. Você pode substituí-los por outros similares ou fazer os seus próprios em casa.
Aqui estão algumas dicas de como fazer os temperos e molhos mais usados nas receitas tradicionais de outros países:
- Curry: é uma mistura de especiarias originária da Índia, que pode variar muito de acordo com a região e o gosto pessoal. Os ingredientes mais comuns são cúrcuma, cominho, coentro, gengibre, pimenta-do-reino, cardamomo, canela e cravo. Você pode comprar o curry pronto ou fazer o seu próprio misturando essas especiarias em um pilão ou liquidificador.
- Molho shoyu: é um molho feito de soja fermentada, originário da China e muito usado na culinária japonesa. Ele é usado para temperar carnes, peixes, legumes e arroz. Você pode comprar o molho shoyu pronto ou fazer o seu próprio misturando 1 xícara de água, ½ xícara de soja em grãos cozidos e escorridos, ¼ xícara de vinagre de arroz, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e 1 colher de chá de sal em uma panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Coe e guarde em um vidro na geladeira.
- Molho pesto: é um molho feito de manjericão, alho, pinoli, queijo parmesão e azeite de oliva, originário da Itália e muito usado para acompanhar massas. Você pode comprar o molho pesto pronto ou fazer o seu próprio batendo no liquidificador ou processador 2 xícaras de folhas de manjericão lavadas e secas, 2 dentes de alho descascados, ¼ xícara de pinoli torrados, ½ xícara de queijo parmesão ralado e ½ xícara de azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta a gosto e guarde em um pote na geladeira.
- Molho barbecue: é um molho feito de tomate, vinagre, açúcar, mostarda e especiarias, originário dos Estados Unidos e muito usado para acompanhar carnes assadas ou grelhadas. Você pode comprar o molho barbecue pronto ou fazer o seu próprio misturando em uma panela 1 xícara de molho de tomate, ½ xícara de vinagre de maçã, ¼ xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de páprica, 1 colher de chá de alho em pó, 1 colher de chá de cebola em pó, 1 colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta-do-reino. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Deixe esfriar e guarde em um vidro na geladeira.
- Você ainda não faz parte do nosso grupo do whatsapp? Ta perdendo muitas receitas por lá também em!
- Segue o Chef de Plantão lá no Facebook também
- Temos mais receitas deliciosas por aqui, que tal dar uma olhada nas sobremesas?
Agora que você já sabe como fazer os temperos e molhos mais usados nas receitas tradicionais de outros países, vamos ver como fazer os pratos em si. Aqui estão as receitas que eu selecionei para você:
Moussaka – Grécia
A moussaka é um prato típico mediterrâneo, muito popular na Grécia. Ela é parecida com uma lasanha, mas é feita com berinjela, carne moída, molho bechamel e queijo e também é uma das Receitas Tradicionais de Outros Países.
Para fazer a moussaka, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 berinjelas grandes cortadas em fatias finas
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
- 500 g de carne moída (bovina ou ovina)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 lata de tomate pelado picado
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 folha de louro
- 1 pitada de canela
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- 500 ml de leite
- Noz-moscada ralada a gosto
- Sal a gosto
- 2 ovos batidos
- 100 g de queijo parmesão ralado
Para fazer a moussaka, siga os seguintes passos:
- Coloque as fatias de berinjela em uma tigela grande e salpique sal por cima. Deixe descansar por cerca de 30 minutos para soltar o líquido amargo.
- Em uma frigideira grande, aqueça óleo suficiente para cobrir as fatias de berinjela. Frite-as aos poucos até dourarem dos dois lados. Escorra em papel toalha e reserve.
- Em outra frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a carne moída e cozinhe até dourar, mexendo para soltar os grumos. Adicione o tomate pelado, o extrato de tomate, o louro, a canela, o sal e a pimenta.
- Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, até o molho engrossar um pouco. Retire do fogo e descarte a folha de louro.
- Em uma panela pequena, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa bem para formar um roux (uma pasta de farinha e manteiga). Cozinhe em fogo baixo por alguns minutos, sem deixar dourar.
- Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o molho bechamel ficar cremoso e encorpado.
- Retire do fogo e deixe amornar um pouco. Junte os ovos batidos e misture bem.
- Em um refratário grande untado com manteiga, monte a moussaka da seguinte forma: faça uma camada de berinjela frita, cubra com metade do molho de carne, espalhe metade do queijo parmesão ralado, faça outra camada de berinjela frita, cubra com o restante do molho de carne, espalhe o restante do queijo parmesão ralado e finalize com o molho bechamel, cobrindo toda a superfície.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até dourar por cima.
- Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.
Pad Thai – Tailândia
O pad thai é um prato típico da culinária tailandesa, que consiste em macarrão de arroz salteado com frango, camarão, ovos, broto de feijão, amendoim e um molho agridoce e também é uma das Receitas Tradicionais de Outros Países.
Para fazer o pad thai, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 200 g de macarrão de arroz
- Água quente para hidratar o macarrão
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 2 dentes de alho picados
- 200 g de peito de frango cortado em tiras
- 200 g de camarão limpo
- 2 ovos batidos
- 2 xícaras de broto de feijão lavado e escorrido
- ¼ xícara de cebolinha picada
- ¼ xícara de coentro picado
- ¼ xícara de amendoim torrado e picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o molho:
- ¼ xícara de molho shoyu
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de pasta de tamarindo (opcional)
- 1 colher de chá de molho de pimenta (opcional)
Para fazer o pad thai, siga os seguintes passos:
- Coloque o macarrão de arroz em uma tigela grande e cubra com água quente. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos, ou até ficar macio. Escorra e reserve.
- Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do molho e reserve.
- Em uma wok ou frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e refogue o alho até dourar. Junte o frango e o camarão e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficarem cozidos e dourados.
- Empurre a mistura de frango e camarão para um lado da wok ou frigideira e adicione os ovos batidos no outro lado. Mexa rapidamente para cozinhar os ovos e misture com o frango e o camarão.
- Adicione o macarrão escorrido e o molho reservado. Mexa bem para envolver tudo no molho.
- Junte o broto de feijão, a cebolinha, o coentro e o amendoim. Misture delicadamente e ajuste o sal e a pimenta se necessário.
- Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.
Couscous – Marrocos
O couscous é um prato típico da culinária marroquina, que consiste em sêmola de trigo cozida no vapor e servida com um ensopado de carne, legumes e frutas secas e também é uma das Receitas Tradicionais de Outros Países.
Para fazer o couscous, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de couscous (sêmola de trigo)
- 500 ml de água fervente
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
- 500 g de carne de cordeiro ou frango cortada em pedaços
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de curry
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de sal
- ½ colher de chá de pimenta-do-reino
- 4 xícaras de caldo de carne ou frango
- 2 cenouras cortadas em rodelas
- 2 abobrinhas cortadas em cubos
- 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
- ½ xícara de damasco seco picado
- ¼ xícara de uva-passa
- ¼ xícara de amêndoa torrada e picada
- Salsinha picada a gosto
Para fazer o couscous, siga os seguintes passos:
- Coloque o couscous em uma tigela grande e tempere com sal. Despeje a água fervente por cima e misture bem. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 15 minutos, ou até absorver toda a água.
- Solte o couscous com um garfo e misture com a manteiga. Reserve.
- Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne por todos os lados. Retire da panela e reserve.
- Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o curry, o cominho, a canela, o gengibre, o sal e a pimenta. Mexa bem para incorporar os temperos.
- Adicione o caldo de carne ou frango e raspe o fundo da panela para soltar os sabores. Deixe ferver e reduza o fogo.
- Volte a carne para a panela e cozinhe por cerca de uma hora, ou até ficar macia.
- Junte as cenouras, as abobrinhas, o grão-de-bico, o damasco e a uva-passa. Cozinhe por mais 15 minutos, ou até os legumes ficarem cozidos, mas ainda firmes.
- Transfira o couscous para uma travessa grande e espalhe a carne e o ensopado por cima. Salpique as amêndoas e a salsinha por cima.
- Sirva quente ou morno.
Tacos – México
Os tacos são um prato típico da culinária mexicana, que consistem em tortilhas de milho ou trigo recheadas com carne, queijo, alface, tomate, cebola, coentro, molho picante e outros ingredientes e também é uma das Receitas Tradicionais de Outros Países.
Para fazer os tacos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 12 tortilhas de milho ou trigo (você pode comprar prontas ou fazer as suas próprias)
- Óleo para aquecer as tortilhas
- 500 g de carne moída (bovina ou suína)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- 1 colher de sopa de chili em pó (ou a gosto)
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de orégano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de queijo cheddar ralado
- 2 xícaras de alface picada
- 2 tomates picados
- ½ xícara de cebola roxa picada
- ¼ xícara de coentro picado
- Molho picante a gosto (você pode comprar pronto ou fazer o seu próprio)
Para fazer os tacos, siga os seguintes passos:
- Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio e frite as tortilhas uma a uma, por cerca de 10 segundos de cada lado, até ficarem macias e levemente douradas. Escorra em papel toalha e mantenha aquecidas em um forno baixo ou em um pano.
- Em outra frigideira, aqueça o óleo em fogo alto e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a carne moída e cozinhe até dourar, mexendo para soltar os grumos. Adicione a pasta de tomate, o chili, o cominho, o orégano, o sal e a pimenta. Cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até o molho reduzir e a carne ficar bem temperada.
- Em uma tigela, misture o queijo cheddar ralado com um pouco de sal e pimenta. Reserve.
- Em outra tigela, misture a alface picada com um pouco de sal e pimenta. Reserve.
- Em outra tigela, misture os tomates picados com a cebola roxa picada, o coentro picado e um pouco de sal e pimenta. Reserve.
- Para montar os tacos, coloque uma tortilha em um prato e recheie com uma colher de sopa de carne moída. Cubra com uma colher de sopa de queijo ralado e leve ao micro-ondas por cerca de 10 segundos, ou até o queijo derreter. Adicione uma colher de sopa de alface picada, uma colher de sopa de tomate picado e um pouco de molho picante a gosto. Dobre a tortilha ao meio e sirva em seguida. Repita o processo com as outras tortilhas e recheios.
Espero que você tenha gostado dessas receitas tradicionais de outros países que você pode fazer em casa. Elas são simples, saborosas e vão te fazer viajar pelo mundo sem sair da cozinha.
Se você quiser saber mais sobre Receitas Tradicionais de Outros Países, eu posso te ajudar a pesquisar na web ou te dar mais dicas e sugestões.
Se você gostou desse artigo, por favor deixe uma opinião sincera e sugestões nos comentários.
Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊